Histórico

Da chegada da UFF em Macaé aos dias atuais

Os cursos de graduação de Administração e de Ciências Contábeis foram instalados em Macaé no ano de 1992, começando a funcionar em março de 1993, por meio de convênio firmado entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura Municipal de Macaé através do seu órgão executor FUNEMAC – Fundação Educacional de Macaé.

Estes cursos funcionaram como uma extensão de cursos de Niterói, ligados à EST – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, e aos seus departamentos de Administração (STA) e de Contabilidade (STC).

Este convênio perdurou, complementado por aditivos, até 2008, quando foi criado um novo convênio entre as partes em substituição deste antigo, que tramitou de 2008 a 2012, vindo a ser assinado em março de 2012. Juntamente com a assinatura do convênio e sua aprovação pelo CUV em 25 de julho de 2012, através da DECISÃO de n° 29/2012 onde foi também criado e aprovado pelo CUV o CAMPUS da UFF em Macaé, pela mesma DECISÃO do Conselho Universitário.

O curso de Direito da UFF em Macaé, foi instalado por convênio entre a UFF e o Governo do Estado do Rio de Janeiro através de seu órgão executor FERNORTE – Fundação Educacional Norte Fluminense, mantenedora da UENF – Universidade Estadual Norte Fluminense, em 2001. Este curso, uma extensão do curso de graduação da Faculdade de Direito de Niterói, funcionou nestes termos em Macaé até 2005, quando este convênio se extinguiu e na iminência de se encerrar, foi abrigado e transferido para o convênio entre a Prefeitura Municipal de Macaé/FUNEMAC e a Universidade Federal Fluminense, vindo a se somar aos anteriores, de Administração e de Ciências Contábeis, e tendo sido incorporado ao novo convênio de 2008/2012 assinado em março de 2012.

A criação dos Departamentos de Ensino de Macaé – Departamento de Direito de Macaé – MDI e Departamento de Administração e Contabilidade em Macaé – MAC, ocorreu em 20 de janeiro de 2011 e 14 de abril de 2011, respectivamente.

A autonomia dos cursos com currículo e grade própria separados de Niterói ocorreu em março de 2013 e por fim a criação da Unidade com o nome de INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE – MACAÉ – ICM, por ato AD REFERENDUM do Magnífico Reitor, através da Portaria GABR 016/2013 de 15 de maio de 2013.

Atualmente o Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé – ICM, conta com três cursos de graduação: - Administração, Ciências Contábeis e Direito - com oitocentos e noventa alunos ativos, vinte e cinco docentes e nove servidores técnicos administrativos, instalados nas dependências da Cidade Universitária da Fundação Educacional de Macaé, órgão da Prefeitura Municipal de Macaé, por força de convênio reafirmado entre a Fundação Educacional de Macaé-FUNEMAC/PMM e a Universidade Federal Fluminense – UFF em março de 2012, com a cessão total do espaço, onde ora esta instalada parcialmente, para a expansão de suas atividades acadêmicas contando com propostas de cursos de pós-graduação lato sensu e strictu sensu além de cursos de curta duração, bem como a interseção com a sociedade macaense, com o oferecimento de ações de cunho social.